Poderia a IA auxiliar estudantes?

     Antes de mais, nada uma pequena introdução ao conceito de machine learning aqui citado 


    Após anos como estudante universitário, percebi que, apesar dos meus esforços pessoais, a influencia de um professor ruim na formação acadêmica é inegável, um simples professor despreparado, ou ainda, desqualificado vai influenciar não só nas suas notas, mas também na sua escolha de área de atuação.

    De fato ser professor não é das mais simples tarefas, condensar uma parte substancial de um conteúdo muitas vezes abrangente não é algo que possa ser feito do dia pra noite, aparte disso, ainda existe o convívio com os alunos, problemas pessoais e no trabalho, problemas naturais de todo ser humano, que devemos aprender a lidar e contornar no curso de nossas vidas.

    Seria possível então, utilizar a IA e o machine learning para contornar as falhas humanas do processo? imagine a seguinte situação, você tem uma aula habitual com seu professor, mas sentiu que o conteúdo da aula simplesmente não entrou na sua cabeça, talvez você não tenha algum conhecimento prévio necessário, talvez a abordagem do problema não seja a certa.


     Se fosse possível programar um computador para entender as suas necessidades, entender como a sua mente entende o mundo, ele então poderia te ajudar, talvez sugerindo uma abordagem diferente pro mesmo tema (não pense na luz como uma onda, pense nela como um pequeno pacote de energia que vibra pelo espaço tempo), com o tempo esse computador passaria a reconhecer a sua maneira de pensar, saberia até onde você sabe e poderia reforçar um conceito perdido. Ele poderia ser programado com estratégias de ensino, e aplica-las com a perspicácia que poucas pessoas conseguiriam.

    O melhor de tudo, seria que você teria um professor particular, alguém que te guiaria quando fosse preciso, mas também te deixaria livre pra explorar quando fosse necessário.

    Atualmente em uma turma de 60 alunos, um professor oferecer atenção individual para cada duvida e aspiração de cada aluno, é algo que requereria muito tempo e infraestrutura, com a evolução da computação, da IA e do machine learning, acredito que essa solução poderia ser implementada de uma maneira muito mais simples e mais importante ainda, de uma maneira barata.

    A principio, ter "alguém" que entende completamente sua maneira de pensar e entender o mundo pode parecer assustador para alguns, mas a evolução tecnológica tem dessas armadilhas, e honestamente,  por mais que o computador já possa prever comportamentos e escolhas, a visão de mundo de cada pessoa é única (filosoficamente e matematicamente) e não pode ser reduzida a bits, qbits ou chips do Bill Gates.

Comentários